voltar VOLTAR
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

A ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA tem sua história vinculada às raízes da Medicina na cidade de Salvador.

A determinação, a larga experiência e a dedicação às Ciências da Saúde de um grupo de lideranças médicas criaram a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Na época, a região apresentava grande carência de profissionais da área médica. Assim, a Escola nasceu em Salvador, há 60 anos.

Comprometida com a qualidade do ensino superior oferecido e dos serviços assistenciais prestados à população, a BAHIANA forma profissionais críticos, éticos e capacitados, tanto do ponto de vista técnico-científico quanto humano, a construir seu saber e encaminhamento profissional, bem como a enfrentar os desafios e exigências da sociedade contemporânea.

Já tendo diplomado mais de 10.000 profissionais da área de saúde, atualmente, a BAHIANA, como é carinhosamente conhecida, ministra cursos de graduação em Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Biomedicina.

Na área de pós-graduação, pesquisa e extensão oferece amplo programa com o objetivo de melhorar a qualificação de profissionais da área da saúde, aprofundando seus conhecimentos e abrindo novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho, além de preparar, em seus cursos de mestrado e doutorado, profissionais para a docência e a pesquisa.

O corpo docente é formado por mais de 500 professores, envolvendo mestres, doutores e especialistas, atualizados e treinados para garantir o alto padrão de qualidade de ensino, forte tradição da BAHIANA.

A BAHIANA tem ampliado continuamente sua infraestrutura para obter instalações de concepção funcional, totalmente voltadas para o ensino, pesquisa, extensão e assistência, objetivando o desenvolvimento técnico, científico e humano dos seus alunos e técnicos.

As Unidades Acadêmicas Nazaré, Brotas e Cabula estão equipadas com pavilhões de aulas, laboratórios de ensino, laboratórios de pesquisa, laboratórios de informática, biotérios, auditórios, ambulatórios, serviço de análises clínicas, bibliotecas, contendo mais de 25.000 livros e 60 assinaturas de periódicos, acesso à Internet e às bases de dados da Medline e Bireme, laboratórios de multimídia e videoteca, espaços de convivência e o Centro de Convenções do Cabula.

Em sintonia com as aspirações da sociedade, a instituição converge seus esforços para uma atuação moderna no âmbito da saúde, promovendo e incentivando a educação sob múltiplas formas, com o objetivo de desenvolver plenamente as pessoas, preparando-as para o exercício da cidadania e qualificando-as para o trabalho, promovendo a ciência e a cultura, prestando serviços de referência à sociedade e consolidando a pesquisa e a extensão como atividades permanentes de parcela expressiva do seu corpo docente, em intercâmbio, inclusive, com outras instituições congêneres.

Por essas razões, o desenvolvimento consciente e contínuo da BAHIANA tem, ao longo dos seus 60 anos de existência, correspondido às expectativas regionais e nacionais na área da saúde humana.

URL: http://www.misba.org.br/instituicao/instituicoes-de-saude-na-bahia-1/escola-bahiana-de-medicina-e-saude-publica/
Acesso em: 18/12/2017 09:52:57