O MISBA

O Museu Interativo da Saúde na Bahia – MISBA da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA) foi criado através do projeto do mesmo nome submetido e aprovado no Edital MCT/CNPq/SECIS/Fundações de Amparo à Pesquisa nº 64/2009 – Espaços Científico-Culturais, em dezembro de 2009. Em vista das negociações entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB durante os anos de 2010 e 2011, não houve possibilidade de iniciar o Projeto. No final de 2011, em vista da retirada do CNPq do processo foi acordada apenas com a Fapesb uma adequação para que o MISBA pudesse ser implementado.

O MISBA enquadra-se na definição de Museus de acordo com o International Council of Museums – ICOM, segundo a qual é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade. No Brasil, de acordo com a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus, consideram-se museus as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. Atualmente, entende-se os museus como um processo orientado ao reconhecimento da diversidade cultural, à inclusão social, à construção de cidadania e à valorização dos bens imateriais vinculados aos materiais (Declaração de Buenos Aires, 2005).

O MISBA é um dos poucos Museus voltados exclusivamente para a saúde na Bahia. Tem como objetivo criar um espaço museal virtual focado na saúde humana e direcionado para a evolução do processo saúde-doença no estado da Bahia. A construção do conhecimento produzido para o MISBA é realizada pelos docentes da BAHIANA e pelos estudantes orientados por eles, através dos seus projetos de pesquisa. Essa construção, nessa primeira etapa, pretendeu:

  • Sistematizar e construir os principais marcos evolutivos da história da saúde na Bahia;
  • Criar o espaço da história da Instituição;
  • Criar o espaço museológico para a divulgação dos principais conceitos de saúde/doença, dos principais agentes etiopatológicos e das principais doenças e agravos que acometem a população baiana;
  • Divulgar o conhecimento sobre a evolução da saúde no estado da Bahia;
  • Interagir com os jovens estudantes das escolas de nível fundamental e médio da região.

Espera-se, para as próximas etapas, que o MISBA se consolide enquanto um espaço museal universitário, organize suas atividades e passe a integrar o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM (http://www.museus.gov.br), inserindo-se no seu Cadastro Nacional de Museus.

Salvador, Bahia, 1 de novembro de 2013

Profa. M.Sc. Tania Kobler Brazil
Coordenadora do Projeto MISBA (2009 a 2013)

Equipe do projeto MISBA:

 

Professores
Artur Gomes Dias Lima
Hygia Maria Nunes Guerreiro 
Katia Nunes Sá
Sidney Carlos Santana (tutor PET-Biomedicina)
Tania Kobler Brazil (coordenadora)

 

Estudantes (curso de graduação em Biomedicina)
Isabela de Castro Lima (PET-Biomedicina)
Juliana Veiga de Almeida
Larissa Islany França Rocha (PET-Biomedicina)
Leylanne Oliveira Garcia (PET-Biomedicina)
Márjorie Fonseca
Yasmine Costa Laranjeiras Borges (PET-Biomedicina)

 

Gestão do Projeto: Ana Lucia Matos Costa

Ilustração: Andrea Brazil Mugnaini

Criação layout e website: Jeferson Lelis / Marcus Bonfim

 

logo-fapesb