voltar VOLTAR
HEROIS DA SAÚDE

desbravadores

(1870 - 1939)
(1862 - 1906)
(1873 - 1961)
(1872 - 1933)
Martagão Gesteira
(1884 - 1954)

Martagão Gesteira

1884 1954
  • 1923Fundou, com outros médicos, a Liga Baiana Contra a Mortalidade Infantil.
  • 1930Fundou e presidiu a Sociedade de Pediatria da Bahia.
  • 1935 Criou a Pupileira Juracy Magalhães, o Abrigo Maternal e o Lactário Júlia Carvalho, todos em Salvador.

Joaquim Martagão Gesteira nasceu no dia 17 de maio de 1884, na cidade de Conceição de Almeida, no interior do Estado da Bahia. Em 1908, graduou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia – FAMEB, especializando-se em bacteriologia com a tese “Etiologia e diagnóstico da septicemia de Bruce – Febre de Malta”. Foi o primeiro catedrático da Cadeira de Clínica Médica Pediátrica da FAMEB. Acumulou as funções de médico pediatra e puericultor, professor, filantropo e gestor público na área da saúde infantil. Como gestor exerceu os cargos de inspetor do Serviço de Higiene Infantil (SHI) e diretor da Diretoria de Higiene Infantil e Escolar (DHIE) e do Departamento Estadual da Criança (DEC), todos exercidos na Bahia.

Postal da Faculdade de Medicina. Fonte: UFBA

Postal da Faculdade de Medicina. Fonte: UFBA

Como professor do magistério universitário (1912) foi livre-docente da recém-criada Clínica Médica Pediátrica e Higiene Infantil da FAMEB, apresentando a tese Reação de Schmidt Triboulet – valor diagnóstico nas afecções do lactente. Em 1915, se tornou regente da mesma cátedra apresentando a tese: O exame médico da criança – semiótica do aparelho respiratório. Como gestor público na área da saúde infantil exerceu os cargos de inspetor do Serviço de Higiene Infantil (1923 a 1930) e diretor da Diretoria de Higiene Infantil e Escolar (1925 a 1930) e do Departamento Estadual da Criança (1935 a 1937), todos exercidos na Bahia2. Faleceu no Rio de Janeiro, em 30 de abril de 1954, aos 70 anos, acometido por um infarto, quando escrevia mais um trabalho a ser apresentado em um congresso de pediatria em Montevidéu (Uruguai).

Martagão Gesteira foi membro honorário da Academia Nacional de Medicina e fundou e presidiu a Sociedade de Pediatria da Bahia (SPB) no ano de 1930. Essa associação científica realizava estudos sobre os problemas e patologias infantis com objetivo de promover a organização profissional dos pediatras na Bahia.

Criou a revista Pediatria e Puericultura para ser um órgão da SPB e da Liga Baiana contra a Mortalidade Infantil (LBCMI). A revista tinha periodicidade trimestral e veiculava casos clínicos e relatórios da LBCMI e as atas da SPB.  A  Liga (LBCMI) foi um instrumento através do qual Martagão Gesteira promoveu a  institucionalização da assistência à saúde infantil na Bahia associando-se aos esforços da Inspetoria de Higiene Infantil (IHI). A IHI foi uma estrutura do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP) criada pelo decreto nº 16. 300, de 31 de dezembro de 1923. Era responsável pelos serviços de higiene infantil e de assistência à infância no Distrito Federal e por prestar orientação técnica aos estados onde eram instalados os SHI. Este serviço funcionava a partir de parcerias com comissões, no caso da Bahia esta comissão foi a LBCMI.  Durante a sua longa existência a LBCMI foi responsável pela criação de consultórios de higiene pré-natal, consultórios de lactantes, consultórios pediátricos, creches, lactários, um abrigo maternal, uma pupileira, uma escola de puericultura, uma escola de mãezinhas ou escola maternal, um museu de higiene infantil e um hospital. De acordo com Martagão Gesteira as funções da LBCMI seriam animar e ajudar a campanha de puericultura que o governo federal iria empreender na Bahia, auxiliando a instalação dos primeiros postos e fundando uma creche central, teria (como indica seu nome) por programas: a luta contra a morbidez e mortalidade infantis na Bahia, por todos os meios ao seu alcance, propaganda intensiva de higiene infantil, em publicações, cartazes, conferências públicas, projeções cinematográficas, etc; orientação e auxílio às mães indigentes que queiram amamentar os filhos; solicitação aos poderes públicos municipais e estaduais de medidas gerais destinadas ao amparo e proteção da criança e etc.

Joaquim Martagão Gesteira (1884-1954). Fonte: SBP

Joaquim Martagão Gesteira (1884-1954). Fonte: SBP

No início da década dos anos 20, de cada 100 crianças que nasciam na Bahia, 40 morriam com menos de um ano de vida. Salvador tinha uma população de 400 mil habitantes, as estatísticas na área de saúde eram alarmantes.

Em 1945, Salvador necessitava de 800 a 1000 leitos para crianças e dispunha apenas de 105, distribuídos por três hospitais gerais. Atualmente, o Hospital Martagão Gesteira presta atendimento em 16 especialidades, além de possuir centro cirúrgico, UTI, 115 leitos e serviços auxiliares de diagnóstico, capela e escolinha para mães e para as crianças, serviço de comunicação do hospital.

São complexos os fatores que contribuem para os índices de mortalidade infantil.

A correlação desses aos indicadores de desenvolvimento econômico e social dos países poderia contribuir para a compreensão dos fatos. Nas duas últimas décadas a mortalidade infantil mostrou significativa redução no Estado da Bahia e possivelmente, ações promovidas pela LBCMI tiveram contribuições nesses dados.   No Brasil, o índice de mortalidade infantil continua muito elevado, sendo verificado  em 2006  cerca de 23,6 mortes/ mil nascimentos. Comparando-se com outros países de indicadores sócio-econômicos distintos, vê-se o quão ainda precisamos honrar o legado de Martagão Gesteira: em nações como Suécia o índice é de 3,2 m/mil nasc; Noruega 3,3 m/ mil nasc.; Canadá 4,8 m/mil nasc.; até mesmo em países de menor desenvolvimento, os índices são melhores que os brasileiros, como Cuba 5,1 m/mil nasc, Chile 7,2 m/mil nasc., Costa Rica 9,9 m/mil nasc, Argentina 13,4 m/mil nasc e Tailândia 10,06 m/mil nasc.

Martagão Gesteira criou o Boletim da Sociedade de Pediatria, mais tarde denominada Pediatria e Puericultura e promoveu a institucionalização da assistência à saúde infantil na Bahia, fazendo parceria com a Inspetoria de Higiene Infantil do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Distrito Federal (Rio de Janeiro).

No final de sua vida, a reputação de Martagão Gesteira transcendia as fronteiras nacionais. Esta visibilidade pública internacional foi, em grande parte, fruto de sua ampla produção científica em diversas revistas brasileiras e estrangeiras especializadas e de sua participação em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais. Entre outros, consta sua participação em eventos científicos realizados em Montevidéu, Paris, Washington, México, Zurich e Nova York. Martagão Gesteira tem mais de 150 conferências e trabalhos publicados.

Fachada do Hospital Martagão Gesteira  - Rua José Duarte,nº114, Tororó. Fonte: vereadorpalhinha.com.br

Fachada do Hospital Martagão Gesteira – Rua José Duarte,nº114, Tororó. Fonte: vereadorpalhinha.com.br

Sua ampla produção bibliográfica abrange desde artigos em que apresenta suas descobertas clínicas e terapêuticas até outros frutos de pesquisas em laboratório. No primeiro caso cabe menção ao livro “Pediatria lições e conferências” e, no segundo caso, “A paralisia cerebral e as distrofias ósseas congênitas”.

Além disso, cabe destaque sua preocupação com a influência dos fatores sociais na mortalidade infantil e com a divulgação científica para leigos e médicos. “Como criar o meu filhinho” e “Manual de Puericultura” são exemplos desta outra face de sua extensa produção bibliográfica.

Hoje em dia, Martagão Gesteira é nome de diversos hospitais, praças e ruas em todo o país. No Rio de Janeiro, o Instituto de Puericultura e Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro leva seu nome.

Referências:
  • AUDíFACE, Eliezer. A história da pediatria social na Bahia. In: AGUIAR, Álvaro;  MARTINS, Reinaldo Menezes (Orgs.). História da Pediatria Brasileira – Coletânea de textos  e depoimentos. Rio de Janeiro: Reproarte, 1996. p. 218 e 219.
  • GESTEIRA, Joaquim Martagão. Lição de Abertura do Curso de Clínica Pediátrica Médica , em 1915. Gazeta Médica da Bahia, volume XLVII, Nº 2 e 3. Agosto e setembro de 1915.
Como citar esta página: – Brazil, T.K. (organizadora), Silva, A.B.; Costa, M.F.D.. Joaquim Martagão Gesteira. Museu Interativo da Saúde na Bahia. Disponivel em: https://www.misba.org.br/heroi/joaquim-martagao-gesteira/. Acesso em: 19/04/2024 02:44:36.